Image Image Image Image Image Image Image Image Image

14 Out

A importância da participação dos pais na Escola

14/10/2015 | By | No Comments

Segundo Nogueira (1998), a participação dos pais na vida escolar dos seus filhos, pode influenciar, de modo efectivo, o desenvolvimento escolar dos filhos.
Neste início de ano letivo, consideramos importante alertar que no mundo escolar, encontramos vários tipos de pais.

O pai atento e preocupado (que vai à escola com regularidade, participa nas reuniões e nas atividades); O pai sem tempo (que vai à escola quando é convidado, que não tem tempo e não participa nas atividades); o pai despreocupado (que é alheado dos problemas do filho, que não sabe como está a correr a escola); e o pai momentaneamente preocupado (que aparece na escola quando recebe em casa uma participação grave do filho e que “castiga” a escola pelos desastres cometidos pela sua educação).

Com a falta de tempo e com a correria do dia-a-dia das famílias, é cada vez mais importante sensibilizar os pais para participarem ativamente na vida escolar dos seus filhos, nem que para isso tenham de fazer um esforço muitas vezes transcendental.

O Monfortinhos é um prolongamento do lar, onde cada criança se socializa e partilha o seu dia-a-dia. Assim, consideramos que o pai deve sempre que possível, participar nas atividades, dar sugestões, tomar decisões conjuntamente com a equipa pedagógica, etc.

Este envolvimento Monfortinhos – Família contribuirá significativamente para uma educação de sucesso, com sucesso, para o sucesso…