Image Image Image Image Image Image Image Image Image

18 Mai

A primavera já chegou?

18/05/2016 | By | No Comments

Está comprovado cientificamente que os dias primaveris, com temperaturas amenas, alteram o nosso estado de espírito.

Num bonito dia de sol encontramos, com facilidade, um sorriso mais expressivo na cara das pessoas e, espontaneamente, ficamos mais enérgicos.
Quando o sol brilha nos monfortinhos não há tempo a perder para brincar no jardim ou dar um saltinho à rua. É a altura ideal para usar os nossos canais sensoriais.
No espaço exterior, os mais pequenos são confrontados com situações reais e “palpáveis” facilitadoras do processo de aprendizagem.
Observam, questionam e refletem sobre as alterações que ocorrem na natureza, organizando a informação, construindo e consolidando as suas próprias descobertas.
Este ano, os mais pequenos tiveram oportunidade de explorar a terra, sentir o cheiro, a sua textura, permeabilidade…
Construímos pequenos canteiros para o interior e semeamos arbustos e árvores.
Percebemos que estes seres vivos têm necessidades e cuidados especiais como: a rega, o sol e proteção.

A magia da primavera tem que estar presente no quotidiano dos monfortinhos mesmo que a sua chegada seja feita de uma forma “tímida “e se faça acompanhar de chuva e frio!

Compete aos pais e educadores, criar estratégias para os dias primaveris mais frios. Uns graus celsius abaixo do normal não são impeditivos de uma saída para o exterior. Há técnicas básicas para ultrapassar este pequenito contratempo climatérico.
Basta vestir mais um casaco e colocar um gorro quentinho na cabeça. Depois é partir livremente para a brincadeira. Sentir o vento no rosto, a relva húmida e o cheiro a primavera!